5 tendências de marketing no setor de tecnologia para ficarmos de olho – 1ª tendência

por | Marketing

Atualmente, o setor de tecnologia é um dos principais responsáveis pela transformação do mundo. Basta olhar para a quantidade de aplicações, serviços, softwares, gadgets e soluções tecnológicas que utilizamos em 2018. Foi um grande ano para a inovação no setor de tecnologia e, em 2019, tende a se repetir.

Recentemente, a revista Forbes listou as principais tendências do setor de tecnologia. Destacaram-se os avanços em inteligência artificial, automação e realidade virtual. No cenário brasileiro, são esperados mais investimentos no setor e uma grande demanda por eficiência, velocidade e redução de custos. Por isso, é importante acompanhar as tendências de marketing e ficar de olho nas estratégias mais promissoras para os próximos anos no setor.

Hoje, inicio uma série de 5 tendências de marketing em tecnologia e, todas as terças-feiras, compartilharei com você.

1 ª tendência – Marketing de conteúdo

A quantidade de produtos e serviços oferecidos por empresas de tecnologia cresce exponencialmente. Isso vem gerando um consumo significativo de informações por parte do consumidor. Pensando nisso, produzir conteúdo relevante é a melhor maneira de estabelecer boas relações com os consumidores.
O responsável por executar esta tarefa estratégica do marketing digital é o Marketing de Conteúdo. No Brasil, 33% das empresas utilizaram essa estratégia em 2018, evidenciando a consolidação desta tendência no mercado. Esta ferramenta desperta interesse no consumidor pelos produtos e serviços oferecidos pela empresa antes mesmo da tomada de decisão de compra.

Hoje, em relação às empresas de tecnologia, o conteúdo é visto como um dos pilares do marketing. Portanto, para se destacar da concorrência, sua empresa deve se tornar uma autoridade no segmento em que atua, uma vez que ela demonstre conhecimento em certos assuntos, seus consumidores (B2B ou B2C) sentirão mais confiança ao negociar com você.

No Marketing de Conteúdo o consumidor é submetido a diversos materiais digitais. Quando houver interesse em algum deles, o consumidor fornecerá seus dados, como por exemplo, e-mail e telefone, e a partir daí, ele passa a receber informações do seu interesse que poderá evoluir até o momento efetivo da compra do produto ou serviço.
Desde 2013, o Marketing de Conteúdo lidera a lista de estratégias mais utilizadas e permanece como forte tendência para os próximos anos.

Confira os formatos mais utilizados no Marketing de Conteúdo e que podem ser aplicados em sua empresa:

Blog
O formato de blog é, possivelmente, o canal mais popular de Marketing de Conteúdo. Os posts blogs são excelentes para a empresa mostrar sua autoridade em determinada área, além de revelar detalhes sobre os produtos e serviços que oferece.

Vídeos
A utilização de vídeos é cada vez mais crescente como estratégia de marketing. Por meio deste formato é possível transmitir diversas informações e a personalidade da sua marca. Você pode criar vídeos para o Instagram, Facebook, YouTube e até mesmo no site de sua empresa. Além destes, outros formatos vem ganhando espaço e que merecem destaque como videoaulas, webinars e transmissões ao vivo.
Os ganhos podem ser impressionantes pelo alto grau de engajamento promovido pelos vídeos.

Redes sociais
Como excelentes canais de marketing, as redes sociais promovem contato da sua empresa com seus consumidores, além de possibilitar a captação de novos clientes. Já consolidado há bastante tempo, este formato promete gerar um volume ainda maior de engajamento nos próximos anos.

E-books
Cada vez mais popular, os e-books se destacam como eficientes por aumentar a visibilidade de empresas que desejam gerar mais leads. As principais vantagens de utilizar esta estratégia são as facilidades na organização dos conteúdos, distribuição e aumento de visitantes no blog ou site.

**Silvio Bianchi é publicitário, diretor presidente da Trilha Tecnologia, empresa especializada em negócios B2B.

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