Responda rápido! Será que você está gerando leads da maneira correta?

por | Marketing

Você tem um produto? Um serviço? Quer vender este produto ou serviço para seus prospects? Fácil, vamos gerar leads e aí vendemos para eles! O que vemos por aí de profissionais de vendas e marketing achando que gerar leads é a solução para os problemas deles, é de uma grandeza sem fim. Gerar leads não é simplesmente ofertar um produto ou serviço para quem tem potencial de compra. Gerar leads é um trabalho que começa pelo conhecimento interno de um produto ou serviço, identificação das limitações e abrangências, definições de necessidades junto aos prospects e se estende pela parte estratégica. Gerar lead é uma arte!

Para uma efetiva geração de leads, é essencial que três pontos sejam questionados:

Para quem:
Qual o segmento de interesse? Há mais de um segmento? Se sim, quais? Eles podem concorrer entre eles? Se sim, qual o segmento mais rentável? Qual o mais rápido dentro da cadeia para gerar negócio? Quem são os decisores, formadores de opinião e os influenciadores?

Por que:
Qual a relevância deste serviço ou produto para os prospects? Há alternativas para segmentos diferenciados? O que atrairia um prospect para este produto ou serviço? Qual é o momento certo de ofertar?

Como:
O trabalho será realizado de modo online? Off-line? A estratégia de abordagem passará para um levantamento de informações dos grupos de interesse? Que desenho tático será utilizado para a aproximação com este grupo de empresas?

A elaboração destas estratégias, bem como o skill da equipe que participará do processo são responsáveis por 50 % do sucesso ou fracasso da ação. Um colaborador envolvido não tem só que saber falar sobre o serviço ou produto – ele tem que entender o processo de trabalho no qual ele está envolvido, qual o seu papel dentro da estratégia.

Muitos podem pensar: “Mas que coisa chata! Só quero gerar reuniões para a minha equipe de vendas. Para que tudo isso?” Porque se isso não for feito, o processo não dará certo. Ou melhor, as chances de dar errado serão enormes. Aí, o cliente dirá que investiu e não obteve retorno. No entanto, se estes pontos forem discutidos e repassados antes da ação, as chances de retorno sobem, e muito. São apenas algumas dicas, mas que fazem toda diferença.

Silvio Bianchi
Publicitário, Diretor Presidente da Trilha Tecnologia, empresa especializada em negócios B2B

Leia mais

Um voo para o futuro

Um voo para o futuro

Veja as aplicações dos drones para a sociedade Você já pensou em receber alimentos pelo céu? Ou ver entregas de amostras de sangues chegando pelos ares, sem ser de um helicóptero ou avião? Incrível, não é mesmo? Já não é novidade que os drones estão ganhando espaço no...

ler mais
Era da mudança: a revolução dos dados

Era da mudança: a revolução dos dados

Você sabia que a Análise Aumentada pode ser muito útil para o seu negócio? A ampliação do fluxo de informações e a disponibilidade de dados crescem gradativamente, hoje se tornou muito complicado e demorado realizar uma análise profunda e concreta. O serviço manual e...

ler mais
Criar é essencial, mas inovar é imprescindível

Criar é essencial, mas inovar é imprescindível

Conheça as principais criações dos últimos dez anos e os princípios revolucionários que promovem o sucesso de qualquer negócio. Inovação é a palavra do momento. De acordo com o Livro “Inovação – a arte de Steve Jobs”, enfrentamos crises financeiras e ambientais que...

ler mais