Uma maneira de se aproximar do cliente e conquistar sua confiança é mostrando sua autoridade no segmento em que atua através da produção de conteúdo para a web.
A Monsanto, por exemplo, mantém sites e redes sociais atualizados com conteúdos relacionados a temas como transgênicos, tecnologia no campo, etc. Essa estratégia, conhecida como “marketing de conteúdo”, aumenta o engajamento e posiciona a sua empresa como referência no setor.
Como vimos no tópico anterior, uma forte tendência presente no agronegócio é a preocupação do consumidor final com o produto ou serviço que ele pretende adquirir.
Imagine, por exemplo, que sua empresa atua ou esteja envolvida com o segmento de pecuária. Se você produz conteúdos atuais e relevantes sobre controle de qualidade da carne e do leite, o consumidor perceberá a preocupação da sua empresa com segurança alimentar, o que conquistará a confiança e aumentará a chance de negócio.
As possibilidades de utilizar os benefícios do marketing de conteúdo para empresas de agronegócio são diversas. Elas incluem blogs, redes sociais, podcasts, e-books, vídeos e e-mail marketing.
A tendência que várias empresas do ramo do agronegócio estão seguindo ultimamente é combinar os diversos formatos disponíveis. Entretanto, é importante não se limitar apenas a compartilhar links, mas aproveitar as melhores oportunidades de engajar e manter contato frequente com os clientes.
Tratando-se de agronegócio, dicas de conteúdos relevantes a serem transmitidos ao cliente envolvem técnicas de manejo, impactos econômicos da atividade e tendências atuais do setor. Contudo, antes de produzir conteúdo, é importante descobrir quais informações seu público tem interesse em receber, bem como a preferência pelos formatos.
Dessa maneira, ao utilizar o marketing de conteúdo como seu aliado, sua empresa transmite a imagem de ser uma aliada na solução dos problemas do seu cliente, e não apenas como se estivesse interessada nas vendas. Essa estratégia ajuda a construir uma boa reputação frente ao mercado, impulsionando suas vendas no médio e longo prazo.
**Silvio Bianchi é publicitário, diretor presidente da Trilha Tecnologia, empresa especializada em negócios B2B.