Marketing no agronegócio: eventos e feiras

por | Marketing

A projeção do CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) para este ano é de que o setor cresça 2%, principalmente devido as exportações de soja, que atingiram recorde no ano passado. Algodão, café, milho e cana-de-açúcar, que tiveram participação expressiva em 2018, também se destacarão em 2019, além da pecuária, cuja melhora é esperada para este ano.

Mediante a este cenário de crescimento, é de suma importância a presença em eventos, seja como expositor ou como participante para o fortalecimento da marca e de relacionamento.

Alguns canais tradicionais mas que continuam como excelentes oportunidades são os eventos e feiras de agronegócio. Além de possibilitar uma diversidade de contatos e ampliar o networking, essas estratégias de marketing offline podem ser conciliadas com o marketing online.

Através do e-mail marketing, por exemplo, você pode divulgar a presença de sua empresa em determinado evento, ou até mesmo um evento próprio, o que otimiza o processo de estabelecer contatos.

A partir desses canais, é possível ainda manter um relacionamento constante com seus clientes de forma automática. A visibilidade provocada por essas ações quase sempre gera retorno de investimento.

Todavia, é importante que você planeje como manterá os contatos estabelecidos durante os eventos. Isso é fundamental, pois geralmente os vendedores se prendem a cartões de visitas e em preencher planilhas. Esses métodos frequentemente envolvem perda de informações, além da possibilidade de os contatos serem simplesmente esquecidos.

Assim, uma estratégia eficiente a ser adotada por empresas de agronegócio é utilizar formulários no site ou cadastros via e-mail. Isso também possibilitará divulgar e disponibilizar materiais para download gerados durante os eventos, principalmente para quem não conseguiu participar.

Além disso, caso o evento seja organizado pela sua empresa, é preciso que você assegure o retorno de investimento. Para isso, a ferramenta RSVP pode te auxiliar, ao criar mecanismos para confirmação de presença, atrair os clientes para o evento e transmitir informações adicionais. Se este for o seu caso, você pode contar com a Trilha, que já executou serviços de RSVP para mais de uma centena de empresas.

Em resumo, integrar as ações offline e online é essencial para assegurar o sucesso das estratégias de marketing para sua empresa de agronegócio.

Você deve ter percebido o quanto essas tendências de marketing para o agronegócio serão essenciais para destacar sua empresa no setor. Nesse aspecto, a Trilha pode te ajudar a potencializar a entrega de valor da sua empresa para seus clientes. Entre em nosso site (www.trilhatec.com.br) e conheça nossos serviços.

 

**Silvio Bianchi é publicitário, diretor presidente da Trilha Tecnologia, empresa especializada em negócios B2B.

 

 

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