Era da mudança: a revolução dos dados

por | Marketing

Você sabia que a Análise Aumentada pode ser muito útil para o seu negócio?

A ampliação do fluxo de informações e a disponibilidade de dados crescem gradativamente, hoje se tornou muito complicado e demorado realizar uma análise profunda e concreta. O serviço manual e o volume de materiais para serem avaliados podem gerar alguns erros nos resultados. Pensando em uma solução, foi desenvolvida a Análise Aumentada (Augmented Analytics) com o objetivo de facilitar o trabalho cotidiano.

Antes de explicar essa tecnologia, devemos falar sobre a Inteligência Aumentada, que tem como foco embasar decisões humanas. Uma pessoa não consegue compreender 100% do conteúdo que estudou, pois o cérebro possui limitações, mas a Inteligência Aumentada oferece essa funcionalidade ao captar todos os conhecimentos e apresentar resoluções concretas.

Onde a Análise Aumentada se encaixa nesse assunto?

A Análise Aumentada é uma área específica desse conceito, só que trabalha com o machine learning.

A ideia é proporcionar ao profissional a eliminação da etapa de análises de dados, para que ele simplesmente consuma os resultados e estratégias formuladas automaticamente. Esses recursos promovem agilidade na preparação e gerenciamento de dados, além da mineração de processos.

As ferramentas que utilizam essa concepção fornecem relatórios e painéis com a análise preditiva e prescritiva utilizando o aprendizado da máquina. Ou seja, os dispositivos deverão preparar dados e realizar descobertas por meio de seus próprios modelos.

Esse conhecimento concede aos usuários outros benefícios como automação de análises, melhoria nos processos, assertividade e precisão e pesquisa de público alvo. A partir dessas ações também é possível entender o procedimento das vendas, identificar falhas e desenvolver novos planejamentos.

O estudo pode ser inserido em departamentos de RH, finanças, atendimento ao cliente, gerenciamento, compras, vendas e marketing.

Mas porque isso é importante para o meu negócio?

A ideia básica de uma empresa é pensar em seu consumidor, prestar muita atenção nos clientes e traçar técnicas para implantação de serviços qualificados para cada perfil.

Ao compreender realmente o problema e ao explorar o mercado que o seu produto está inserido, você transforma os dados analisados em informações valiosas para solucionar as dificuldades e promover estratégias específicas para cada situação.

Se você for capaz de entender seus clientes – realmente conhecê-los, incluindo cada informação e expectativa – isso o deixará mais propenso a transformar sua ideia em produtos de sucesso. Com a Análise Aumentada você literalmente “aumenta” suas chances de viabilizar ações com mais clareza.

Aprenda a repensar seu negócio, reinventar seus produtos e processos e principalmente, revitalizar sua visão!

**Silvio Bianchi é publicitário, diretor presidente da Trilha Tecnologia, empresa especializada em negócios B2B.

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